Nossa história








Como as mais belas composições musicais, a VS Tuners nasceu de experiências adversas, muita dedicação, trabalho e uma verdadeira paixão pela música.

Vitor Scatena, seu idealizador, desde muito cedo mantém uma relação especial com a música, com interesse particular pelos instrumentos de corda e principalmente pela beleza folclórica da viola. Apesar de todo o seu fascínio por essa arte, dificuldades financeiras e problemas familiares o levaram, repetidas vezes, a ter de restringir sua paixão a um hobby e tentar outros caminhos na vida profissional.

Quando, a despeito de todos os esforços, a empresa de sua família, já há 50 anos no mercado, teve de ser fechada, chegou enfim o momento de repensar suas próprias escolhas e tomar uma importante decisão. Não iria mais abrir mão de seus sonhos e buscaria agora uma alternativa associada ao que realmente amava: a música e os trabalhos artesanais, para os quais sempre teve aptidão.

"Pensei então que eu poderia unir a música (minha paixão) com minha habilidade em construir e montar. Eu faria máquinas de afinação de instrumentos, mas elas precisariam ser perfeitas técnica e visualmente, como jóias, pois sempre fui muito perfeccionista e metódico com tudo e queria fazer algo exclusivo, que realmente fizesse a diferença.

Após pesquisar e estudar a respeito, descobri as tuning machines, tarraxas de instrumentos de corda, extremamente belas e com mecanismo perfeito. Vi que, no Brasil, eu seria o único a produzi-las e passei então a ter como referência as empresas Graf Tuners e Rodgers Tuning Machines, consideradas as melhores do mundo.

Para colocar em prática meus planos, entrei para a faculdade de engenharia mecatrônica. Com os conhecimentos lá adquiridos montei um pequeno centro de usinagem e, com ajuda de alguns amigos e de meu pai, construí as máquinas e peças necessárias para iniciar a produção.

Foram três anos de projetos, protótipos, fracassos e aprendizados até estar realmente pronto para colocar minhas peças no mercado com a excelência que eu desejava oferecer. "

Hoje já faz 5 anos desde os primeiros projetos, em 2012, e cada vez mais a VS Tuners se desenvolve a aprimora para seguir atingindo seus objetivos: fornecer equipamentos de qualidade, sob demanda e com exclusividade para músicos e luthiers que compartilham conosco da mesma paixão pela música que nos motiva a sempre melhorarmos.

"Agora percebo que, quando decidi trabalhar por amor, foi quando minha vida ganhou sentido e eu finalmente aflorei profissionalmente.

Tenho certeza que se não fosse o apoio da minha família, de alguns amigos, de luthiers e músicos, eu não estaria onde estou e a VS Tuners não existiria. Por isso a minha gratidão eterna a todos que de alguma forma ajudaram, apoiaram, acreditaram e acreditam em mim e em meu trabalho, confiando seus valiosos instrumentos às minhas tuning machines. "

Abraço,

Vitor Scatena

20/07/2016